Matrícula: DE R$149 POR R$99
Mensalidade:
DE
149,99
POR
R$
149,99
SOBRE O CURSO
Para pessoas com mais de 16 anos
Que concluíram até o 2º ano ou estejam cursando EJA
Duração de 1 ano e meio
A educação profissional de nível técnico tem como objetivo a formação aplicada ao mercado de trabalho. Possibilita ao aluno o conhecimento necessário para atuar em uma área específica e relacionada a um eixo tecnológico, acelerando ou potencializando a sua carreira.
Os cursos técnicos são ofertados pela Universidade Pitágoras Anhanguera UNOPAR (código 298), autorizados pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 648, de 23 de Dezembro de 2022
Ao concluir este curso, você recebe um certificado de conclusão do Ensino Técnico e poderá atuar na área que escolher como um profissional habilitado e qualificado para isso.
O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem duração de 1 ano e meio.
Assim que você se forma, você recebe um certificado de conclusão. Você também é elegível a certificações intermediárias, que facilitam o acesso ao mercado de trabalho e também reconhecem sua progressão nos estudos.
MÉDIA SALARIAL
O mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática, paga um salário médio de R$1.682,82 para uma carga horária de 43h semanais. Estes dados foram levantados de acordo com contratos de trabalho com carteira assinada em regime CLT, de acordo com a média de 21.224 profissionais de todo Brasil.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Com isso, ao final de sua formação técnica o profissional em desenvolvimento de sistemas estará apto a:
-Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
-Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
-Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.
-Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
-Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
-Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
-Prestar suporte ao ambiente interno, à instalação e configuração de sistemas operacionais, de redes e impressoras.
-Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
-Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.
-Analisar a requisição ou o problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
-Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.
-Detectar e diagnosticar os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
-Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
-Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
-Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando a garantir o funcionamento adequado.
-Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
-Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática exige um profissional que, principalmente, saiba lidar com desafios.
A profissão é repleta de situações em que o profissional vai precisar colocar a toda prova suas capacidades e habilidades para lidar com problemas.
Além disso é um profissional que lida diretamente com pessoas, portanto habilidades de comunicação e relações interpessoais também são de grande ajuda.
Paciência muitas vezes será um ponto chave para você conciliar a resolução de problemas e a ansiedade das pessoas envolvidas.
Além de tudo, é um cargo que exige grande responsabilidade e muitas vezes trabalha sob pressão. O que pode ser contornado conforme o tempo e a confiança em seus serviços aumente.
PUBLICO ALVO
O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos no Eixo de Informação e Comunicação, e tem como objetivo oferecer o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados aos processos de configurações de dispositivos de informática e à resolução de problemas relacionados às diversas tecnologias. Conhecimentos relacionados à liderança de equipe, às boas práticas de comunicação e de preservação e uso de tecnologias.
Ainda, além da formação técnica, o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, visa atender a demanda local do mercado por profissionais técnicos, de forma a contribuir para a formação crítica e ética frente às inovações tecnológicas relacionadas à tecnologia, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.